PUB

Fact-Checks

Sumo de cebola desintoxica e rejuvenesce a próstata? 

14 Set 2023 - 08:00
falso

Sumo de cebola desintoxica e rejuvenesce a próstata? 

Alega-se em várias publicações das redes sociais que o sumo de cebola desintoxica e rejuvenesce a próstata.

Num post do Facebook escreve-se que, para limpar a próstata de “todo o tipo de toxinas”, são necessárias 8 cebolas grandes ou 12 médias. Depois de retirar a casca e limpar bem, deve raspá-las para “recolher o sumo da cebola puro”.

Depois, indica-se na mesma publicação, deve-se beber um copo de 33 centilitros deste sumo e repetir o gesto três semanas depois. O mesmo deve ser feito pela terceira vez dali a três semanas.

Numa outra publicação descreve-se este suposto “remédio simples” como uma forma de manter a próstata limpa e “nunca sofrer de doenças” desta glândula. O mesmo post refere que “todos os homens a partir dos 25 anos” acumulam toxinas devido à “urina e ao sémen”.

O autor desta publicação alega que beber sumo de cebola “recupera o estado jovem” da próstata e refere ainda que os homens devem repetir essa ingestão a cada 10 anos. Mas será verdade que o sumo de cebola desintoxica e rejuvenesce a próstata?

É verdade que o sumo de cebola desintoxica e rejuvenesce a próstata?

Em declarações ao Viral, Mário Pereira-Lourenço, médico urologista do IPO de Coimbra e da clínica Montes Claros, creditado pela Sociedade Europeia de Medicina Sexual, diz que “não existem” artigos “bem estruturados” ou “reconhecimento científico válido” que levem a recomendar a ingestão de sumo de cebola para doenças relacionadas com a próstata.

Além disso, indica, é “muito difícil” controlar as doses da substância ativa anti-inflamatória na cebola ou no seu sumo.

“Qualquer alimento que faça uma desinflamação local ou sistémica poderia teoricamente fazer sentido” nesta associação, refere o especialista, uma vez que “parte dos sintomas” da próstata tem uma “componente inflamatória”. No entanto, “não há reconhecimento científico” desta mezinha.

PUB

O urologista do IPO de Coimbra adianta que mais de 50% dos homens desenvolvem sintomas urinários relacionados com a próstata em idades avançadas. No entanto, o especialista salienta que “não é verdade” que acumulem toxinas devido à urina e ao sémen, como refere a publicação em análise.

O médico urologista considera que estas declarações são “alarmismos sem fundamento”.

“Na maioria dos casos, há um aumento de volume por uma questão hormonal que faz parte do envelhecimento do homem”, explica.

Num artigo da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, o  urologista Nuno Monteiro Pereira indica que cerca de metade dos homens com 60 anos e 90% dos homens com 80 têm sintomas de hipertrofia benigna da próstata.

“Os sintomas mais comuns são as micções frequentes, especialmente notadas durante a noite, o jato urinário fraco e a sensação de urgência miccional, por vezes com pequenas perdas involuntárias de urina”, acrescenta o especialista na mesma publicação.

Para sintomas do trato urinário baixo, dos tratamentos naturais, o “único componente com alguma validade científica sólida”, desde que em doses controladas, e “muito usado por urologistas a nível mundial é a serenoa repens, um composto retirado da palmeira da Califórnia, indica Mário Pereira-Lourenço, ouvido pelo Viral.

Existe no mercado e nas farmácias, acrescenta, e é, por vezes, combinada com outros compostos de origem natural.

Este composto é também referido no artigo “Urologia em 10 minutos”, assinado por três médicos – José Santos Dias, Belmiro Parada e Pedro A. Vendeira -, e publicado pela Associação Portuguesa de Urologia. Apesar de precisar de “maior fundamentação científica”, parece apresentar “resultados positivos” a nível de sintomas e no tratamento da inflamação.

Mas o que é a próstata? E como evitar problemas?

A próstata é uma glândula anexa ao aparelho genital masculino, com a função de produzir “um dos componentes mais relevantes do sémen”, explica o médico urologista.

PUB

O especialista do IPO de Coimbra acrescenta que é também uma “fonte muito comum” de doenças benignas ou oncológicas do homem adulto.

É possível evitar os sintomas de trato urinário baixo? Sim é. Como? Tendo a vida “mais saudável possível”, responde o especialista ouvido pelo Viral. 

Para isso, os homens devem ter uma dieta equilibrada e fazer exercício físico, mantendo o peso normal. Além disso, devem evitar o tabaco e o consumo de álcool.

A maioria dos cancros da próstata – que é o cancro mais comum entre os homens idosos na Europa – desenvolve-se “lentamente e não causa sintomas”. O risco aumenta com a idade, refere o Europa Uomo, um movimento que representa doentes dos 27 Estados-membros da União Europeia.

A taxa de sobrevivência é “relativamente alta” e ainda está a subir, aponta o mesmo organismo.

Um estudo de especialistas portugueses publicado pela Associação Portuguesa de Urologista, em 2010, concluiu que é “indiscutível” a importância de estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da próstata.

O número de doentes com “carcinoma da próstata” referenciados nos locais de estudo em 1 ano foi elevado. Nesse sentido, os investigadores consideram que é preciso continuar a investir em estudo sobre a patologia e em rastreios para um diagnóstico precoce.

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

falso

Categorias:

Urologia

Etiquetas:

Produtos naturais

14 Set 2023 - 08:00

Partilhar:

PUB